LADO A LADO: EDUCAÇÃO E DISCIPLINA
Disciplina / Indisciplina em meio escolar
A Direção do Ag. de Escolas Martim de Freitas vai realizar um colóquio, aberto, sobre o tema “Disciplina/Indisciplina em meio escolar” na próxima 4ª feira dia 27 (17h 45min) dirigido a Pais, Professores e Funcionários.
O tema “indisciplina na escola” tem captado a atenção dos média e não pode deixar de causar alguma perplexidade a pais e professores, estando no centro das preocupações de muitas escolas.
Nos dias de hoje há mais indisciplina nas escolas do que há alguns anos? Falar alto na sala de aula, falar para o lado, rir, é indisciplina? O que podem fazer as escolas, os professores e os pais?
Como se relaciona a (in)disciplina com o (in)sucesso escolar? O insucesso dos alunos é maior porque eles são indisciplinados ou eles são mais indisciplinados porque têm insucesso?
Como tem a escola convivido com a tecnologia? Tem sido esta fator perturbador e potenciador da indisciplina ou pelo contrário estimula as aprendizagens?
A identificação das causas do agravamento da indisciplina não pode deixar de olhar para a mudança nas relações sociais e para o modo de, hoje, interpretar a representação da autoridade - há a autoridade que a sociedade confere aos professores e há aquela que os professores ganham no quotidiano.
Adotando uma perspetiva preventiva, mais do que apostar na reação punitiva, será, certamente, útil e necessário dotar a escola de competências e instrumentos para poder abordar o problema de forma consistente, num meio tão complexo e diverso como é hoje o meio escolar.
Oradores convidados
- Profª Teresa Pessoa – Professora Associada da FPCE da UC, tem desenvolvido trabalho nas áreas da formação de professores e da utilização pedagógica das tecnologias; participa em projetos nacionais e internacionais nas áreas do cyberbullying; tem vasta obra publicada de que destacamos: A Vida nas Escolas – casos para formação de professores (2011), Cyberbullying - Um manual de formação de pais (2012);
- Profª Ana Cristina Almeida - Professora Associada da FPCE da UC, tem trabalho e investigação na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento, nomeadamente, orientados para a aprendizagem baseada em jogos e educação não-formal;
- Dr. Paulo Guerra – Juiz no Tribunal da Relação de Coimbra, atualmente diretor adjunto do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), foi Juiz no Tribunal de Família e Menores de Coimbra, é docente da Jurisdição da Família e das Crianças e Coordenador da Área de Família e Menores no CEJ, é autor de várias obras jurídicas no âmbito do Direito de Família e das Crianças.
Colóquio
Escola Básica Martim de Freitas
Dia 27 de janeiro (4ª feira) – 17 h 45 min.
Apela-se à presença de todos!