terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Seminário "Projecto de Capacitação Parental"

Para  conhecimento e divulgação entre potenciais interessados entre os pais e encarregados de educação.



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Reunião de 18 de Fevereiro 2013

Decorreu ontem a reunião da AP com os representantes de turma e agradecemos a adesão e a pertinência das sugestões ali referidas.
Aproveitamos para pedir que nos transmitam quaisquer situações, positivas ou negativas, por forma a que AP possa tomar agir.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Suspensão da agregação do Agrupamento Martim de Freitas


COMUNICADO
AOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA MARTIM DE FREITAS

Como é do conhecimento geral, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Martim de Freitas, na sequência da tomada de posição assumida pelo Conselho Geral deste Agrupamento, encetou um conjunto de iniciativas no sentido de tornar público e consistente a sua discordância face à constituição dos Mega-Agrupamentos, em geral, e, particularmente, face à constituição de um Mega-Agrupamento que integrasse o este Agrupamento.
Atendendo aos novos desenvolvimentos dados pelo Ministério da Educação em relação a este assunto[1], esta Associação decidiu suspender as medidas em curso, pois é seu entendimento que o processo estará concluído.
Neste sentido, esta Associação enviará à Direção de Serviços da Região Centro um documento no qual exporá a sua satisfação pelo privilégio atribuído às questões pedagógicas e, por consequência, à defesa da Escola Pública.
Na reunião prevista para o dia 18 de fevereiro, com representantes das turmas, discutir-se-ão/esclarecer-se-ão também estas questões.


A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Martim de Freitas


[1] http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministerio-da-educacao-e-ciencia/mantenha-se-atualizado/20130116-mec-agregacao-escolas.aspx

Calendário de reuniões


A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Martim de Freitas reúne ordinariamente todas as primeiras segundas-feiras de cada mês.
Convidam-se os pais e encarregados de educação que considerem ter assuntos pertinentes e de interesse geral merecedores de discussão/abordagem por parte desta Associação que o poderão fazer nessas reuniões entre as 21h e as 22h.
As reuniões serão sujeitas a confirmação até à semana anterior da data prevista, em suporte digital, no espaço confinado à Associação. 

Carta à Seg Social pela permanência do ATL



Ex.º Senhor  Director Regional da Segurança Social
Coimbra


A Escola Básica Martim de Freitas tem contado há vários anos com actividades de apoio social a alunos e respectiva família em espaços que habitualmente  se designam de ATL.

Esta actividade é regularmente assegurada em períodos de intervalos, nos tempos após as aulas, enquanto os alunos esperam pelos pais, e nos períodos de férias escolares.

Como   se depreende pelo descrito,   é de toda a importância a continuidade deste serviço para que, por um lado,  os pais possam estar tranquilos quanto à segurança dos seus filhos, enquanto trabalham , e, por outro, se possa assegurar às crianças espaços de convivência saudáveis e enriquecedores sob o ponto de vista cultural e da sociabilização  .
Ao ter conhecimento de que a segurança social está a colocar dificuldades à continuidade deste apoio social, esta Associação de Pais e Encarregados de Educação vem desta forma manifestar a sua preocupação e, pelos motivos expostos, apelar para a sua continuidade. 

 Sem outro assunto de momento   

somos atenciosamente


Pela Associação de Pais da Escola Martim de Freitas

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Reunião a 18 de Fevereiro 2013



No próximo dia 18 de fevereiro,  pelas 21 horas, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Martim de Freitas promove uma reunião com os representantes dos encarregados de educação das diversas turmas e na qual gostaríamos de contar com a presença de todos.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
Pretende-se com estas reuniões estreitar canais de comunicação por forma a que as informações de e para os pais circulem de forma dinâmica e a associação de pais seja desta forma a voz que os pais e encarregados aspiram.
Nesta reunião daremos informações sobre a actividade da associação e gostaríamos ainda de abordar, entre outros, assuntos como: a constituição  das turmas, apoio aos alunos, alunos com necessidades educativas especiais, qual o nº e com que apoios, apoio aos alunos com dificuldades de  aprendizagem, alimentação, segurança na escola.

Participe!

Participe! 

Petição online

Face ao exposto na tomada de posição da Associação de Pais e Encarregados de Educação, no linkhttp://www.agrupamentomartimdefreitas.com/downloads/12_13/tomadaposicaoMA_APMF.pdf, vimos por este meio apelar à mobilização dos pais e Encarregados de Educação e que assinem a petição online que está alojada em http://www.peticaopublica.com/?pi=P2013N34470

MEGA AGRUPAMENTO - TOMADA DE POSIÇÃO



Confrontados com a iminente fusão do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas com a Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, num mega-Agrupamento, os elementos da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, em reunião realizada em 7 de janeiro de 2013, consideraram que:
  • à constituição deste mega-agrupamentoà semelhança do que ocorre noutros pontos do país, presidem fundamentalmente medidas de caráter puramente económico, que traduzem uma política de desinvestimento: em apenas dois anos (2011 e 2012), o corte nas verbas da educação atingiu os 2300 milhõede euros e o investimento de Portugal no campo da Educação passou, em 2012, de 4,7 para 3,8 % do PIB, ocupando o último lugar entre os 27 membros da EU;
  • a Tutela tem vindo a promover, nos últimos anos, sucessivas reformas na Educação, sem proceder a uma avaliação séria e rigorosa dos efeitos das mesmas na qualidade do ensino prestado, o que tem provocado, nas escolas, um clima de permanente instabilidade;
  • esta decisão foi tomada unilateralmentedado que não foi auscultada a opinião dos Pais e Encarregados de Educação, enquanto parceiros privilegiados da Comunidade Educativa, e que contraria as diversas posições tomadas pelo Conselho Geral deste Agrupamento,  e o próprio espírito do a legislação em vigor (alínea d) do ponto 1, do artª 7.º -A, do Decreto-Lei n.º 137/2012);
  • a criação de um mega-agrupamento desta dimensão contribuirá para o surgimento de diversos constrangimentos, nomeadamente:
    1. maior número de alunos por turmasconsequentemente, quebra na qualidade das aprendizagens, estando em causa a melhoria dos resultados escolares e do sucesso educativo dos alunos.
    1. redução do Pessoal Docente, do Pessoal não Docente e dos técnicos especializados, psicólogos entre outros, nomeadamente no apoio aos alunos com Necessidades Educativas Especiais ou com maiores dificuldades de aprendizagem;
    2. significativa diminuição de participação dos pais e encarregados de educação na vida escolar dos alunos, quando o desejável é haver uma parceria mais ativa;
    3. dificuldades que os pais e encarregados de educação terão que enfrentar para tratar de aspetos administrativos ou, inclusivamente, em chegar ao contacto com a Direção do mega-agrupamento.
    4. afastamento da sede do futuro mega agrupamento fomentará inevitavelmente o aparecimento de focos de indisciplina, estando em risco a resposta imediata a estes problemas que pais e alunos sempre tiveram
    5. resolução de determinados problemas, que até agora era imediata, passará a ser muito mais morosa e burocrática, para além do facto da figura de autoridade que o Diretor representa passar a estar distante dos alunos.
Pelo exposto, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas manifesta o seu repúdio por esta decisão e apela a toda a comunidade educativo e demais instituições que se mobilizem para a defesa da Escola Pública.


Publicado no site do agrupamento

Tomada de posse 2012/13


A Associação de Pais e Encarregados de Educação, recentemente eleita, tomou posse no passado dia 21 de novembro.
Neste mesmo dia foram discutidas algumas questões ao nível da sua organização e funcionamento, tendo sido discutidas formas de melhorar a interligação entre os pais e a associação. Assim, ficou decidido o seguinte:
  • reuniões mensais da A. Pais: dar a conhecer oportunamente data da realização das reuniões mensais; das 21h às 22h todos os pais e encarregados de educação poderão participar, colocando as questões que considerem pertinentes;
  • reuniões com a Sra Diretora do Agrupamento: a A. Pais será informada sobre questões relacionadas com a vida escolar e colocará as questões consideradas oportunas;
  • estreitar relações com representantes das turmas e das restantes A. Pais de escolas do Agrupamento;
  • atualização do espaço da página do Agrupamento relativo à A. Pais.
Os corpos dirigentes são constituídos por:
Alexandra Beirão
Alexandre Pereira
Ana Paula Oliveira
Arsénio Santos
Cândida Rente
Catarina Moura
Cristina Carvalho
Emília Telo
Fernando Fonseca
Fernando Madeira
José Gil
Fátima Rosário Amaral
Paulo Renato Silva
Paula Mota
Rui Pires
Rosa Pardal Matos
Teresa Melo