domingo, 19 de maio de 2013

Perguntas e respostas sobre o Conselho Geral


Perguntas e respostas sobre o Conselho Geral.
O que é o Conselho Geral ?
O conselho Geral  é o órgão de direcção do agrupamento
Quem o Compõe?
O Conselho Geral é composto por 21 elementos da comunidade educativa, assim distribuído:
- 7 representantes dos professores ( dos diversos ciclos de ensino e escolas do agrupamento)
- 2 representantes  dos funcionários do agrupamento
- 6 representantes  dos pais e encarregados de educação
- 3 representantes da Camara Municipal de Coimbra
- 3 representantes  da  Comunidade Local  (principalmente de áreas cultural, social, científico e económico)
Como São Eleitos?
Os representantes dos professores e dos funcionários, são eleitos de 4 em 4 anos, os representantes dos pais e encarregados da educação, de 2 em 2 anos. A eleição decorre  em assembleias gerais  diferenciadas  pelos respectivos grupos.
Os representantes da comunidade local, são cooptados pelos restantes elementos do conselho geral.
Quais as competências do Conselho Geral?
Eleger o presidente e o vice presidente do Conselho Geral,
Eleger o director do agrupamento,
São ainda tarefas do conselho geral pronunciar-se sobre tudo no que se refere a gestão e funcionamento do agrupamento, conforme a lei e o regulamento interno em anexo (como exemplo: aprovar regulamentos, projecto educativo, plano de actividades…)
Qual a sua importância para os pais e encarregados de Educação?
Segundo a actual legislação sobre Autonomia e Gestão das Escolas, este é o único órgão onde os pais e encarregados de educação estão representados, pois alterações recentes à legislação, retiraram a participação dos pais no conselho pedagógico.
Assim sendo a participação dos pais e encarregados de educação na dinâmica organizacional da escola, faz da sua representatividade no conselho geral, a par das intervenções nas Associações de pais, o único espaço de influência na orientação da politica educativa, por uma escola mais humanizada, publica e para todos, assim como na adopção de medidas educativas e de funcionamento, que respondam às necessidades da comunidade escolar em causa.

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